terça-feira, 4 de outubro de 2011

Respostas de perguntas feitas ao GEVEE

 Caros amigos do GEVEE,
O documento abaixo é uma copia de um email enviado por uma companheira que estuda on line aqui em nosso blog e tem nos mandado comentários e perguntas e que passamos a trazer para a apreciação de vocês, afim de incentivar que todos façam o mesmo, pois é para isso que este canal foi criado, é só usar o segundo botão azul a direita escrito DUVIDAS E SUGESTÕES e enviar nos as suas questões e na medida do possível iremos responder a todos. informamos também que este documento só foi colocado em publico depois de autorização da pessoa que nos enviou, como vocês poderão ver abaixo.

19/09/2011 18:07:26
Não há dúvida no momento, quero fazer um elogio. Adorei o blog, um amigo me passou semana passada e estou fascinada com ele. Será minha solução quando eu não puder comparecer no centro.
Janaina
29/09/2011 17:08:15
 São duas dúvidas:
1- Deus cria os Espíritos simples e "ignorantes" e estes não regridem, então como explicar Espíritos tão primitivos, como por exemplo, os canibais e tantos outros em nossa sociedade moderna.

2- Somos acolhidos por parentes e amigos que já desencarnaram no plano espiritual. Mas se esses parentes ou amigos reencarnarem antes de nossa desencarnação, quem nos receberia(interrogação) rs

PS: Queria muito poder estar presente no CEFEC, mas me mudei para Mangaratiba, mas felizmente conheci um amigo que me passou esse blog maravilhoso, espero estar sempre aprendendo com vocês mesmo à distância.

Abraços!!!!
Janaina
Mais|
Grupo Evoluir GEVEE para janaa.tavares


Ola Querida amiga Janaina,
é uma alegria muito grande saber que você esta aproveitando este canal, para aurir conhecimento e força para as batalhas da vida.
Gostaria de pedir desculpas pela demora em responder mas não pude abrir os arquivos ontem, mas o fiz agora com todo carinho e espero do fundo do coração que este estudo traga luzes para sua vida.
Gostaríamos de aproveitar para te perguntar se poderíamos postar o seu e mail no blog pois o achamos tao carinhoso e bonito que nossos amigos irão gostar também.
Aproveito para dizer que você pode se tornar membro do blog clicando no botão azul no alto a esquerda escrito "Tornar me Membro", fazer um rápido cadastro no google e pronto.
Informamos também que estamos no facebook e se você me permitir eu posso lhe enviar o convite.
Estamos aguardando respostas.

Passo aqui a responder as suas questões propostas:

1- Deus cria os Espíritos simples e "ignorantes" e estes não regridem, então como explicar Espíritos tão primitivos, como por exemplo, os canibais e tantos outros em nossa sociedade moderna.
R. Sim DEUS criou nos simples e ignorantes, ou seja sem aptidões especiais e sem conhecimento, porem, já dotados de livre escolha (Livre Arbítrio), que vai se desenvolvendo de acordo com o nosso crescimento intelectual, "Logo muito será cobrado a quem muito foi dado", assim podemos entender que os nossos irmãos "canibais", estão ainda na fase primaria da criação ou seja ainda estão crescendo em conhecimento e virtudes, ainda não possuem a plena consciência de si mesmos por isso eles ainda estão nesta fase primitiva da existência humana, mas alcançarão, ainda que em outro orbe em varias outras encarnações, o conhecimento necessário ao seu desenvolvimento intelectual e humano.

Veja o estudo abaixo tirado de O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos

Progressão dos Espíritos

114 Os Espíritos são bons ou maus por natureza ou são eles mesmos que se melhoram?
– São os próprios Espíritos que se melhoram, passando de uma ordem inferior para uma ordem superior.
115 Dentre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus?
– Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um uma missão com o objetivo de esclarecê-los e de fazê-los chegar, progressivamente, à perfeição pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de Si. A felicidade eterna e pura é para os que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos ao passar pelas provas que a Lei Divina lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais depressa ao objetivo que lhes é destinado. Outros somente as suportam com lamentação e por causa dessa falta permanecem mais tempo afastados da perfeição e da felicidade prometida.
115 a Assim sendo, os Espíritos seriam em sua origem semelhantes às crianças, ignorantes e sem experiência, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos que lhes faltam ao percorrer as diferentes fases da vida?
– Sim, a comparação é boa. A criança rebelde permanece ignorante e imperfeita, tem maior ou menor aproveitamento segundo sua docilidade. Porém, a vida do homem tem um limite, um fim, enquanto a dos Espíritos se estende ao infinito.
116 Há Espíritos que permanecerão perpetualmente nas classes inferiores?
– Não, todos se tornarão perfeitos. Eles progridem, mas demoradamente. Como já dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente seus filhos. Pretenderíeis que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?
117 Depende dos Espíritos apressar seu progresso para a perfeição?
– Certamente. Chegam mais ou menos rapidamente conforme seu desejo e submissão à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais rapidamente do que uma criança rebelde?
118 Os Espíritos podem se degenerar?
– Não; à medida que avançam, compreendem o que os afasta da perfeição. Quando o Espírito acaba uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode ficar estacionário, mas retroceder, não retrocede.

– Se tivessem sido criados perfeitos, não teriam nenhum mérito para desfrutar dos benefícios dessa perfeição. Onde estaria o mérito sem a luta? Além do mais, a desigualdade entre eles é necessária para desenvolver a personalidade, e a missão que realizam nessas diferentes ordens está nos desígnios da Providência para a harmonia do universo.
Tendo em vista que na vida social todos os homens podem chegar às primeiras funções, igualmente poderíamos perguntar por que o soberano de um país não promove cada um de seus soldados a general; por que todos os empregados subalternos não são empregados superiores; por que todos os estudantes não são mestres. Portanto, há essa diferença entre a vida social e a vida espiritual: a primeira é limitada e nem sempre permite alcançar todos os graus, enquanto a segunda é indefinida e deixa a cada um a possibilidade de se elevar ao grau supremo.
120 Todos os Espíritos passam pelo mal para chegar ao bem?
– Pelo mal, não, mas sim pela fieira5 da ignorância.
121 Por que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?
– Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, ou seja, com as mesmas aptidões tanto para o bem quanto para o mal. Os que são maus o são por vontade própria.
122 Como é que os Espíritos, em sua origem, quando ainda não têm consciência de si mesmos, podem ter a liberdade de escolha entre o bem e o mal? Há neles algum princípio, alguma tendência que os leve para um ou outro caminho?
– O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Não haveria mais liberdade se a escolha fosse determinada ou imposta por uma causa independente da vontade do Espírito. A causa não está nele, e sim fora, nas influências a que cede em virtude de sua livre vontade. É essa a grande figura da queda do homem e do pecado original: uns cederam, outros resistiram à tentação.
122 a De onde parte a influência sobre ele?
– Dos Espíritos imperfeitos que procuram apossar-se dele para dominá-lo e ficam satisfeitos de o fazer fracassar. Foi isso que se quis simbolizar na figura de Satanás.
122 b Essa influência se exerce sobre o Espírito somente em sua origem?
– Essa influência o segue na sua vida de Espírito até que alcance um domínio tão completo sobre si mesmo que os maus desistam de obsediá-lo6
123 Por que Deus permitiu que os Espíritos pudessem seguir o caminho do mal?
– Como ousais pedir a Deus conta de seus atos? Pensais poder penetrar seus desígnios? Entretanto, podeis pensar assim: a sabedoria de Deus está na liberdade de escolha que dá a cada um, porque, assim, cada um tem o mérito de suas obras.
124 Uma vez que há Espíritos que, desde o princípio, seguem o caminho do bem absoluto e outros o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, degraus entre esses dois extremos?
– Sim, certamente, e é aí que se encontra a grande maioria.
125 Os Espíritos que seguiram o caminho do mal poderão chegar ao mesmo grau de superioridade que os outros?
– Sim, mas as eternidades serão para eles mais longas.
Por esta expressão – as eternidades – deve-se entender a idéia que os Espíritos inferiores têm da perpetuidade de seus sofrimentos, porque, como não lhes é dado ver o fim do seu sofrimento, essa idéia revive em todas as provas em que fracassam7
126 Os Espíritos que alcançaram o grau supremo de perfeição, após terem passado pelo mal, têm menos mérito do que os outros, aos olhos de Deus?
– Deus contempla a todos do mesmo modo e os ama com o mesmo coração. Eles foram chamados maus por fracassarem; mas no início eram só simples Espíritos.
127 Os Espíritos são criados iguais quanto às aptidões intelectuais?
– Eles são criados iguais, mas, não sabendo de onde vêm, é preciso que o livre-arbítrio prossiga seu curso. Progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade.
Os Espíritos que seguem desde o princípio o caminho do bem nem por isso são Espíritos perfeitos. Se não têm tendências más ainda precisam adquirir a experiência e os conhecimentos necessários para atingir a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, qualquer que seja a bondade de seus instintos naturais, têm necessidade de se desenvolver, se esclarecer e não passam, sem transição, da infância à idade adulta. Assim como há homens bons e outros maus desde sua infância, há também Espíritos bons ou maus desde sua origem, com a diferença fundamental de que a criança tem os instintos todos formados, enquanto o Espírito, na sua formação, não é mau, nem bom; tem todas as tendências e toma uma ou outra direção por efeito de seu livre-arbítrio.
2- Somos acolhidos por parentes e amigos que já desencarnaram no plano espiritual. Mas se esses parentes ou amigos reencarnarem antes de nossa desencarnação, quem nos receberia(interrogação) rs

Sim somos recebidos pelos nossos amores na medida direta do nosso merecimento, porem não sabemos o tamanho de nossa família espiritual, pois é só você fazer o seguinte raciocínio logico: uma vez que nós reencarnamos, significa que já existíamos no mundo espiritual antes de renascermos aqui na Terra, logo pense, caso você ainda não tenha filhos, em quem seria essa criatura que provavelmente já esta sendo preparada para ser recebida por você um dia. Ela seja quem for, provavelmente é alguem da sua vasta família espiritual que você ainda nem conhece aqui na Terra. Assim sempre teremos amores para nos receber.

Buscamos para você o estudo abaixo que é do livro O Evangelho Segundo o espiritismo que trata um pouco sobre o tema.

                8 Os laços de sangue não estabelecem necessariamente os laços espirituais. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porque este existia antes da formação do corpo. O pai não gera o Espírito do filho: fornece-lhe apenas o envoltório corporal. Mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para o fazer progredir.
            Os Espíritos que se encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são os mais freqüentemente Espíritos simpáticos, ligados por relações anteriores, que se traduzem pela afeição durante a vida terrena. Mas pode ainda acontecer que esses Espíritos sejam completamente estranhos uns para os outros, separados por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem também por seu antagonismo na Terra, a fim de lhes servir de prova. Os verdadeiros laços de família não são, portanto, os da consangüinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos, que unem os Espíritos, antes, durante e após a encarnação. Donde se segue que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem, pois, atrair-se, procurar-se, tornarem-se amigos, enquanto dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, como vemos todos os dias. Problema moral, que só o Espiritismo podia resolver, pela pluralidade das existências. (Ver cap. IV, nº 13)
            Há, portanto, duas espécies de famílias: as famílias por laços espirituais e as famílias por laços corporais. As primeiras, duradouras, fortificam-se pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das diversas migrações da alma. As segundas, frágeis como a própria matéria, extinguem-se com o tempo, e quase sempre se dissolvem moralmente desde a vida atual. Foi o que Jesus quis fazer compreender, dizendo aos discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos”, ou seja, a minha família pelos laços espirituais, pois “quem quer que faça a vontade de meu Pai, que está nos céus, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
            A hostilidade de seus irmãos está claramente expressa no relato de São Marcos, desde que, segundo este, eles se propunham a apoderar-se dele, sob o pretexto de que perdera o juízo. Avisado de que haviam chegado, e conhecendo o sentimento deles a seu respeito, era natural que dissesse, referindo-se aos discípulos, em sentido espiritual: “Eis os meus verdadeiros irmãos”. Sua mãe os acompanhava, e Jesus generalizou o ensino, o que absolutamente não implica que ele pretendesse que sua mãe segundo o sangue nada lhe fosse segundo o Espírito, só merecendo a sua indiferença. Sua conduta, em outras circunstâncias, provou suficientemente o contrário.
MUITA PAZ A VOCE E A TODOS OS SEUS AMORES......
Equipe GEVEE
Responder

Encaminhar



ResponderResponder
Mais|
Jana Tavares para mim
mostrar detalhes 3 out (1 dia atrás)

Obrigada pela resposta, já tinha passado por esses artigos no Livro dos Espíritos, mas conforme vamos lendo, nem tudo absorvemos de imediato e surgem as dúvidas. E claro que podem postar meu e-mail. Estou sentindo muita falta de comparecer no centro, e mesmo estudando em casa, sinto que não é o suficiente. Vou ver se tem algum centro por Mangaratiba. Dei uma olhada no blog e vi que agora há um chat, fiquei animada com a ideia. Espero contar sempre com você, mesmo que só por e-mails. Abraços e muita paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seus comentários ele é muito importante para nós.